O PRÍNCIPE


Livro: O PRÍNCIPE

Autor: Nicolau Maquiavel (Ano: 1513)

Editora: Saraiva - Ano: 2011

 

 

            Escrito em 1513 este livro nunca foi tão atual.

            Ele foi a inspiração da expressão “maquiavélico/a” que algumas pessoas recebem como “premiação” por seus atos “elaborados”, onde, muitas vezes, agem sob a crença de que os fins justificam os meios, em sacrifício inclusive da ética.

Movido pelo desejo de presentear o filho de Piero de Médici e pretendendo a unidade da Itália, surge, dentro do período renascentista em que o autor está inserido, a obra que visa ensinar ao príncipe todos os segredos do principado ideal.  

            Maquiavel utiliza todo o seu conhecimento, experiência e inteligência políticos para ensinar a Lorenzo de Médici como ser um líder capaz de se manter preparado, respeitado e vencedor, mantendo, com seu povo, um clima de paz, união e aceitação de sua liderança, sem revoltas.

Além disso, o autor, a meu ver, corajosamente, apresenta vários momentos históricos que podem servir de exemplo para justificar vitórias e derrotas de líderes da antiguidade e de sua atualidade de então (meados dos anos 1500).

            Muito legal é o fato de que nesta obra é possível entender-se como funciona o sistema político e social na atualidade também, porque o livro extrapola tempo e espaço, sendo sempre, como já dito, muito atual, e, por consequência lógica, aplicável aos dias de hoje e a todas as lideranças mundiais, independente da forma de governo adotada.

            É indiscutível a capacidade de pensar a liderança que Maquiavel apresenta nesta obra. A mim, impressionou-me enquanto percepção do autor dos diferentes matizes que podem envolver uma questão e as diversas formas que enxerga para a resolução dessa questão. Essa lucidez é notória. Ele pode ser antiético em muitos momentos, mas a sua lucidez é um fato.

Note-se, como já referido acima, que os vários modelos políticos atuais podem ser percebidos nos ensinamentos contidos no livro. Isto sem sombra de dúvidas. De sorte que, um olhar mais atento é capaz de “prever” a derrocada de alguns líderes frente a erros já anotados no século XVI; ou, perceber algumas estratégias adotadas por outros para manter a aparência de que está tudo bem, tudo sob controle, quando na verdade, o caos está logo ali; e, logicamente, se torna possível apreciar o acerto em que se encontram outros governantes...

Assim, eu te sugiro a leitura de O Príncipe, porque acredito que seja uma necessidade de todos, que convivemos em sociedade e temos interesses legítimos enquanto povo, conhecer um pouco do tema abordado na obra sob análise.

                                                                                              Boa leitura!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos