NOSSO LAR


Livro: NOSSO LAR

Autor: André Luiz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier

Editora: FEB – Ano: 1944

 

            Considerado um clássico da doutrina espírita, Nosso Lar retrata a vida, após a morte, de um médico cético e bem sucedido, que ostentou uma vida abastada e que viveu no Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX.

Na obra ele usa o pseudônimo de André Luiz.

            Já de início, cabe ressaltar que é oficialmente desconhecida a real identidade do médico que narra o livro para o famoso médium mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Diz-se, porém, no meio espírita, que ele teria sido o médico sanistarista, infectologista, bacterologista, biólogo, cientista e pesquisador Carlos Chagas, falecido em 1934, e que foi o descobridor do barbeiro, inseto que transmite a denominada Doença de Chagas.

            O motivo do médico/narrador ter adotado o anonimato seria para resguardar seus familiares do escárnio público e para proteger o médium de possíveis problemas legais, pois como já acontecera antes, Chico, ao publicar um livro assinado com o nome de um escritor muito conhecido da literatura nacional, acabou por tornar-se réu em um processo judicial, o que lhe causou muitos transtornos.

            O enredo do livro gira em torno da situação espiritual encontrada por André Luiz na pós-morte (desencarnação): sua passagem pelo chamado umbral (que seria uma espécie de local de sofrimentos), seu resgate por entidades espirituais mais esclarecidas do que ele e, finalmente, sua ida para a cidade espiritual chamada de Colônia Nosso Lar, onde aprende importantes lições. Estas lições formam a mensagem que André busca transmitir ao leitor.

            Nessa Colônia, que ficaria pouco “acima” da cidade do Rio de Janeiro, André Luiz constata, então, que se trata de local com incrível semelhança com o planeta Terra (a rigor, ele estaria fora do planeta, em outra dimensão, dita extrafísica). Nesse diapasão, também Nosso Lar estaria disposta com os mesmos princípios arquitetônicos e fundamentos sociais utilizados aqui na Terra, embora tudo seja muito mais aprimorado, mais belo, mais útil e mais justo do que onde vivem os encarnados (os vivos).

            O livro é encantador porque a mensagem, em si, da obra, é de esperança, amor, aprendizado e alento. Ele é o primeiro dos treze livros que compõem a coleção A Vida no Mundo Espiritual e que foram escritos pelo espírito André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier.  Inclusive, aqueles que já leram toda a coleção dizem que este livro é o mais impactante, pois traz a mensagem central da obra como um todo, já que segundo o autor: “A vida não cessa. A vida é fonte eterna e a morte é o jogo escuro das ilusões. Uma existência é um ato. Um corpo uma veste. Um século um dia. Um serviço uma experiência. Um triunfo uma aquisição. Uma morte ‘um sopro renovador’.”

 

Lembro, também, que este livro foi transformado em filme, de mesmo nome, e que está à disposição em algumas plataformas de stream.

No entanto, uma vez que a leitura do livro traz uma ideia muito mais completa daquilo que o autor quis nos transmitir, não penso que assistir ao filme seja mais recomendado que ler o livro. Eu recomendaria justamente o contrário, leia o livro e depois assista ao filme. Creio que ficará bem mais interessante assim.

 

Eu li Nosso Lar e recomendo!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos