CIVIL, a história peculiar de um anti-herói urbano

Livro: CIVIL, 

A história peculiar de um anti-herói urbano

Autor: Everton Gullar

Ano: 2020


Surpreendente. Esta é a definição deste livro.

CIVIL poderia muito bem ser o roteiro de um filme ação. 

Escrita em primeira pessoa, a obra permite que participemos de tudo que acontece com o protagonista da história, o que torna a narrativa muito empolgante, muito emocionante.

O livro conta a história de um jovem de pouco mais de trinta anos de idade, chamado Heron. Ele trabalha num escritório como contador, é bastante solitário, e carrega dentro de si muita tristeza, muita angústia, muita revolta. 

Heron vive numa sociedade desigual, violenta, indiferente ao indivíduo e que somente premia aos que têm dinheiro e poder, o que não é o caso dele. De certa forma, este estado de coisas explica o caos em que a vida de Heron acaba se tornando...

A certa altura dos acontecimentos, ele conhece Joanna, uma funcionária da limpeza do escritório em que ele trabalha.Surge, então, entre eles, uma ligação meio nebulosa, proporcionada, talvez, pela beleza da moça, talvez, pela revolta que ambos carregam frente à vida que levam. O fato é que essa cumplicidade os torna parceiros de infortúnios e de desejos de libertação da opressão causada pelos mais fortes. Essa libertação abrange, inclusive, o cometimento de crimes. A partir daí emerge outra faceta de Heron: alguém capaz de extrapolar os seus próprios limites e agir em favor do que acha justo. 

O único detalhe é que o que ele acha justo não condiz com o que a sociedade aceita como justo! (Isto gera um sentimento contraditório no leitor, porque se por um lado sabemos que ele está fazendo “o que alguém deveria fazer”, e, portanto, o compreendemos e apoiamos, por outro lado concordar com os atos do personagem desafia nossa própria ética no que diz respeito a certo e errado). O leitor se vê diante de um verdadeiro dilema sobre aceitar, ou não, as atitudes de Heron, o que nos faz refletir sobre a sociedade em que estamos inseridos, seus valores, princípios, e o poder que é dado ao Estado para definir nossos destinos.

CIVIL é uma daquelas obras que prendem o leitor do início ao fim da narrativa, simplesmente não se consegue parar de ler até chegar ao derradeiro (e surpreendente) final. 

Para quem gosta de aventura, suspense, ação, romance e finais imprevisíveis, CIVIL é uma leitura obrigatória.

 Não deixe de ler!

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos