O PAPA CONTRA HITLER, a guerra secreta da igreja contra o nazismo


 

Livro: O PAPA CONTRA HITLER, a guerra secreta da igreja contra o nazismo

Autor: Mark Riebling, tradução de Carlos Szlak

Editora: LeYa – Ano 2018

 

            “Na ocupação alemã, a SS prendeu 1.007 judeus romanos e os enviou para Auschwitz. Quinze sobreviveram. Publicamente, Pio não disse nada acerca das deportações. No mesmo período, 477 judeus se esconderam na Cidade do Vaticano e 4.238 receberam refúgio em mosteiros e conventos romanos.” (pág. 197)

           

            Quando estudei história, no colégio, eu aprendi que o nazismo teve o amparo moral da igreja católica apostólica romana. E, eu acreditei nisto até ter a oportunidade de conhecer o conteúdo desse livro “O Papa Contra Hitler”.

            Confesso que essa era uma passagem histórica que me incomodava muito. Afinal, todos sabem o quanto o nacional socialismo foi terrivelmente cruel e desprezível, para dizer o mínimo. Como um Papa podia apoiar uma coisa daquelas?

            Bom, aí eu comecei esta leitura e fiquei (positivamente) surpresa não só pelo conteúdo que ela expõe, e que traz à tona muitos segredos que estavam bem guardados no Vaticano, mas também pela forma como o autor nos mantêm ligados na narrativa que vai desenrolando.

            Mas, o mais importante foi descobrir que se de fato o Papa Pio XII ficou silente para o mundo sobre as atitudes nazistas, não as condenando publicamente, em razão das retaliações de Hitler sobre os católicos, nos bastidores da 2ª Guerra Mundial, ele comandou um “pequeno exército” de espiões que trabalharam para combater Hitler de todas as formas possíveis, não poupando esforços pessoais do Pontífice (nem financeiros, do Vaticano) para garantir que esse mal (o nazismo) fosse exterminado da face da Terra e Hitler deposto, julgado e condenado pelos seus crimes contra a humanidade.

            Este livro se enquadra no rol daqueles que mesclam romance com História e com investigação e que, portanto, resultam numa narrativa muito emocionante e bem interessante.

Trata-se de uma leitura cheia de detalhes, com bastante personagens, que demanda certo grau de atenção, mas que nem por isso deixa de aguçar a curiosidade natural do leitor, pelas próximas páginas do livro.

Eu te sugiro ler esta obra, porque eu acredito que ela vai te surpreender.

 

 

Lê e depois me conta o que achaste, tá?

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos