MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ


 

Livro: “Mengele, a História Completa do Anjo da Morte de Auschwitz”

Autor: Gerald L. Posner e John Ware

Editora: Cultrix – 1ª edição, 2019

 

            Este livro retrata a vida e morte do mais procurado médico nazista do mundo, Josef Mengele.

            Considerado o mais completo trabalho sobre Mengele, o livro foi escrito de forma muito atrativa para o leitor, assemelhando-se a um livro de romance policial, daqueles que prendem a atenção do início ao fim. Além disso, retrata importantes aspectos da psiquê de Mengele, uma vez que o autor se utilizou de extenso material de pesquisa cedido pelo único filho biológico do nazista, Rolf Mengele. Dessa forma, pode-se ter uma ideia de como realmente era/pensava/sentia o sádico médico, responsável pela morte de milhares de pessoas adultas e de crianças. Dentre estas últimas, interessavam-lhe crianças gêmeas, para seus ‘experimentos científicos’ e, para tanto, ele as requisitava no momento em que chegavam ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde estava lotado.

            Com muito encadeamento nos detalhes, os autores descrevem a passagem de Mengele pelo campo de concentração, sua trajetória de vida pessoal, sua fuga para a América do Sul no pós-guerra de uma Alemanha derrotada e sua morte no litoral paulista em 1979.

            O livro de Gerald Posner e John Ware vale muito a leitura pelo inusitado dos relatos trazidos, retirados de algumas das 5000 páginas que foram colocadas à disposição dos autores, contendo passagem de diários pessoais e cartas do criminoso nazista a seus familiares e amigos na Alemanha, fotografias inéditas dele no Brasil, depoimentos de brasileiros que o conheceram pessoalmente, além de fatos históricos desconhecidos do grande público e que moveram a máquina nazista durante a Segunda Grande Guerra, dando suporte à disseminação dos ideiais perversos e doentios do regime nazista.

            Vale lembrar que Gerald L. Posner é considerado uma autoridade sobre Mengele, e até o momento seu livro tem chamado a atenção pela forma como o texto é conduzido, pois apesar de parecer um romance policial, é uma narrativa com fulcro jornalístico que proporciona ao leitor os subsídios necessários para formular sua própria opinião sobre as nuances do conteúdo abordado.

            Não deixe de ler “Mengele, O Anjo da Morte de Auschwitz”, uma leitura imprescindível para quem deseja conhecer a realidade histórica que envolveu a humanidade no século XX e que trouxe muitas mudanças significativas na forma como o mundo era antes da guerra, a fim de que nunca mais se repetisse o que ocorreu durante o período nazista que assombrou o planeta.

           

           

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos