KARDEC, A BIOGRAFIA


Marcel Souto Maior

Kardec, a Biografia

Editora Record, Ano 2013

 Kardec, a biografia' é uma obra do autor não espírita Marcel Souto Maior, mesmo autor de mesmo autor de 'As Vidas de Chico Xavier'.

O livro conta a história de Hippolyte Léon Denizard Rivail, emérito professor e pedagogo nascido em Lion, na França em 03 de outubro de 1804 e morto aos 31 de março de 1869, em Paris. 

Completamente cético, aos 50 anos de idade foi convidado a investigar o fenômeno das mesas girantes, com o firme propósito de desmascarar esses acontecimentos, os quais se atribuíam a fantasmas.

Sempre com o auxílio de sua esposa Amelie, dedicou-se de corpo e alma ao estudo dos fenômenos então  inexplicáveis que ocorriam rotineiramente na Paris do sec.XIX e, também, nos EUA.

Através da intervenção de médiuns (pois o próprio Kardec não tinha nenhum tipo de mediunidade) iniciou uma bateria de perguntas às entidades espirituais, as quais se comunicavam e respondiam seus questionamentos.

Kardec trilhou os mais difíceis e desafiadores caminhos, sofrendo todo tipo de crítica e perseguição, além de ter sido alvo de uma campanha difamatória e ridicularizadora de sua pessoa. Entretanto, não se deixou abater e em 1857 lançou o primeiro livro (O Livro dos Espíritos, com 1019 perguntas e respostas) dos cinco que compõem a doutrina científica, filosófica e espiritualista por ele codificada e denominada de: Espiritismo.

O pseudônimo Allan Kardec veio para garantir, à nova doutrina, a isenção da influência de tão conhecido e renomado escritor, como era Hippolyte, à época. Além do Livro dos Espíritos, compõem a Codificação: O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Kardec fundou, em Paris, a primeira Sociedade de Estudos da doutrina espírita, além de publicar artigos científicos  regularmente para a revista que fundou a fim de tratar do tema Espiritismo.

Após sua morte, foi lançado o livro Obras Póstumas, contendo os estudos inacabados de Kardec. Esse livro não foi revisado por ele, assim não faz parte da Codificação.

Além do Livro dos Espíritos, compõem a Codificação: O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. 

Cabe ressaltar que o Espiritismo tem como fundamento os ensinamentos de Cristo.

Leitura válida para entender que Kardec não foi o fundador de uma religião. Ele apenas codificou ensinamentos. 

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos