O MENINO DO PIJAMA LISTRADO


Livro: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Autor: John Boyne

Editora: SEGUINTE – Ano: 2006

 

 

            O que se poderá dizer de uma obra que junta a inocência da infância com a tragédia do Holocausto?

            Qual coração poderá resistir ao sofrimento que tal junção acarreta?

            Não o meu. Meu coração foi profundamente tocado por esta história.

            O Menino do Pijama Listrado é um livro avassalador. A narrativa se passa durante a Segunda Guerra Mundial, palco do terrível nazismo. O menino Bruno, de nove anos de idade é o filho caçula de um oficial nazista. Ele tem uma irmã, três anos mais velha. A mãe dele procura sempre manter os filhos distantes do “trabalho” do pai. Aliás, nem o pai de Bruno comenta nada com sua esposa sobre seus afazeres no Reich, de modo que não há mesmo como Bruno compreender o que se passa ao seu redor.

            Apesar da vida de Bruno ser vantajosa, se comparada a dos meninos judeus, por exemplo, ele é um menino como qualquer outro de sua idade: sempre em busca de aventuras pueris, de brincadeiras novas, sem maldade, sem segundas intenções, sem preconceitos, sem interesses escusos.

            Um dia seu pai informa que a família terá de se mudar para outra cidade em virtude de seu trabalho. Bruno, que tinha a escola e seus amigos já estabelecidos, fica triste. Porém, evidentemente, segue com a família para o seu novo local de moradia. Lá acaba por se sentir muito só, visto não haver outras crianças para brincar. Dessa forma, Bruno resolve criar sua própria distração, e resolve ser um ‘explorador’ do novo ambiente em que se encontra.

            A mãe de Bruno deixa claro para ele que há limitações de espaço até onde ele pode ir para brincar, bem como que há determinados locais os quais são terminantemente proibidos para ele.

            Como toda criança, Bruno decide avançar em suas explorações e transitar pelos locais que lhe eram proibidos. Foi assim que se embrenhou na floresta que havia além dos fundos de sua casa e chegou até um local que lhe pareceu um tanto estranho, diferente, era cheio de galpões, com movimentação de pessoas e com... crianças!  No entanto, chamou-lhe a atenção o fato de todos nesse local usarem a mesma roupa, uma espécie de pijama branco com listas azuis e um gorro de igual estampa. De qualquer modo, não se importou com esse detalhe, o que importava era que poderia arranjar amigos para brincar com ele. Claro que nada contou a seus pais, pois sabia que não iriam gostar nenhum pouco de ele ter desobedecido às suas ordens.

            Determinada ocasião, em um de seus passeios exploratórios, Bruno conhece um menino que pertence ao ‘outro lado da cerca’. Shmuel é seu nome. Ficam amigos. Nenhum dos dois, porém, tem noção do perigo que representa essa amizade...

            Este livro foi duas vezes premiado com o Irish Book Awards, foi finalista do British Book Award e em 2008 foi transformado em filme de mesmo nome. Vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo; e, seu autor, John Boyle, já escreveu diversos romances de sucesso, tendo suas obras traduzidas para mais de 45 idiomas.

            Por tudo isto, e pelo final surpreendente desta história, te recomendo a leitura deste livro. Tenho certeza de que irá te tocar fundo à alma.

 

            Boa leitura!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos