O SOL É PARA TODOS


Livro: O SOL É PARA TODOS (To Kill a Mockingbird)

Autor: Harper Lee

Editora: José Olympio Ltda. – Ano: 2015

 

 

            O Sol É Para Todos é uma obra fantástica.

            O livro conta a história a partir do ponto de vista de uma menina de seis anos, que tem um irmão quatro anos mais velho e o pai, advogado e viúvo.

            Tudo se passa numa pequena cidade do interior do Alabama dos anos 1930. Maycomb abriga uma comunidade muito bem dividida pela cor da pele e pela classe social.

            Coberta de preconceitos, a cidade não hesita em humilhar negros e pobres, considerando-os inferiores e indignos de respeito e consideração.

            Atticus Finch é um advogado respeitado na cidade e cria seus dois filhos com a ajuda da cozinheira negra Calpúrnia, a qual não mede esforços para bem atender às crianças Scout e Jem. Eles ficaram órfãos de mãe quando Scout contava dois anos de idade e Calpúrnia tomou conta dela e do irmão com todo o amor e dedicação.

            A história vem narrada de forma lúdica contando o desabrochar do mundo infantil de Scout e Jem, passando pela conquista da amizade de Dill, vizinho que vinha nas férias para Maycomb, as aventuras por eles criadas no entorno de outro jovem rapaz vizinho e recluso e tido como “doente” que atemorizava as crianças em seus devaneios infantis. Tudo isto coroado pelos acontecimentos escolares das crianças. Nota-se a surpresa de Scout pelas diferenças raciais, principalmente no tocante à cozinheira da família, bem como os preconceitos sociais. Nesse meio tempo seu pai trabalha em seu escritório de advocacia no centro da cidade.

            Até que ocorre em Maycomb um crime horrível e muito comentado de estupro uma moça pobre, porém branca. Injustamente, o acusado é um jovem negro, Tom Robinson. Atticus Finch, pai de Scout, a narradora, é indicado para a defesa de Tom. Investigando o crime, ele detecta que realmente Tom é inocente, conforme assevera desde o início das acusações. A partir de então, Atticus inicia uma briga ferrenha para comprovar a inocência de Tom. Ao mesmo tempo, a cidade toda começa a isolar o advogado e seus filhos, ser agressivos com eles, enfim, passa a odiá-los por defenderem um negro pobre.

            Fica muito claro o preconceito racial e social que são a marca forte dessa narrativa, o que se sabe ter sido muito real e forte no sul dos EUA dessa época (para não dizer que continua sendo lá e no mundo todo até os dias de hoje).

            A lucidez do descabimento dessa situação toda que Scout passa a vivenciar traz à menina profundas reflexões a respeito do ser humano enquanto ente social.

            Nessa esteira, Atticus consegue comprovar perante o Tribunal a inocência de Tom Robinson. Entretanto, este fato não é o suficiente para que o povo admita tal fato e inocente o rapaz no julgamento e, assim, condenam-no injustamente.

            A história prossegue ainda com outros desdobramentos, mas o cerne é a questão da injustiça e preconceito.

A autora ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura em 1961, com esta obra.

O livro foi, também, considerado o romance mais importante do século XX e eleito uma das obras que toda pessoa deve ler antes de morrer. Também foi produzido um filme em Hollywood, de mesmo nome, que foi um sucesso de bilheteria. O papel de Atticus Finch foi Gregory Peck.

Bom, só posso te recomendar fortemente esta leitura. O livro é muito bom, muito envolvente, muito instigante.

Que tal dar uma espiadinha nele?

Garanto que não vais te arrepender!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA

VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos