VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos


Livro: VOZES DO JOELMA, os gritos que não foram ouvidos

Autores: Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini, Tiago Toy

Editora: Faro Editorial – Ano: 2019

 

            Quem já não ouviu falar do Edifício Joelma? Acredito que a maioria das pessoas já conheça essa história triste.

Bem, acaso você não conheça a história dessa tragédia farei um breve relato.

Em fevereiro de 1974, no centro da cidade de São Paulo, aconteceu um incêndio de dimensões terríveis. Um prédio, então novo, de 25 andares, cheio de escritórios, foi tomado pelas chamas advindas de um curto circuito ocorrido em um ar condicionado, no 12º andar. Apesar de ser um prédio novo, não estava preparado, como deveria, para um incêndio de grandes proporções. Tudo foi filmado ao vivo pelas emissoras de televisão e transmitido pelas rádios do Brasil inteiro, contando e mostrando as imagens das pessoas que se atiravam dos parapeitos do prédio tomadas pelo pânico, das escadas Magirus que não alcançavam andares mais altos, das treze pessoas que morreram abraçadas dentro de um elevador e outras tantas desgraças que aconteceram nessa ocasião. Foram 191 mortos e mais de 300 feridos.

O livro que estamos abordando tem por base justamente acontecimentos que se passaram tanto antes da construção do prédio, quanto depois do incêndio.

Por exemplo, foi descoberto que o endereço onde foi construído o Edifício Joelma já havia sido palco de um terrível crime ocorrido no fim dos anos 1940, em que um rapaz matou a mãe e as irmãs e jogou seus corpos no fundo de um poço que havia no pátio dos fundos de sua casa (local da construção do Joelma).

Há, também, a história das treze almas. Essas almas foram as que morreram dentro do elevador e que devido à carbonização dos corpos não puderam ser identificadas. Elas foram enterradas em um cemitério próximo ao edifício, sem nomes, por óbvio, apenas sendo descritas como “as treze almas” do Joelma. Diz-se que fazem milagres. Existe até uma oração dedicada a elas, a Oração das Treze Almas.

E, assim, existem muitas histórias ligadas ao Edifício Joelma. Nesse diapasão, os autores pegam carona nessas lendas urbanas e contam, a partir de sua própria ótica como poderia ter acontecido cada uma das quatro histórias que eles elegeram para contar. Eles, por assim dizer, dão as suas versões de como tudo poderia ter acontecido.

As narrativas possuem descrições muito cruas dos fatos. Há uma mescla de ficção e realidade dentro da própria ficção da história. Os autores são bem diretos na descrição de coisas mais assustadoras (e muitas vezes repugnantes), até porque eles são autores de um tipo específico de literatura mais voltada para o terror e suspense (os quais se utilizam à vontade no livro). Entretanto, cada narrativa tem a capacidade de entreter plenamente o leitor.

O livro é bem interessante, especialmente para aqueles que gostam de histórias de assombração.

Se for o seu caso, não deixe de ler Vozes do Joelma, os gritos que não foram ouvidos, afinal há muito mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia...

                                    Boa leitura!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

DEXHEIMER, 800 NOITES DE JUNHO

MENGELE, A HISTÓRIA DO ANJO DA MORTE DE AUSCHWITZ

EM BUSCA DE SENTIDO

MÃE, ME CONTA A SUA HISTÓRIA?

MAMÃEZINHA QUERIDA